Foram encontrados 142 registros para a palavra: Em reunião

Em reunião com Miguel Coelho, governador promete novas escolas em tempo integral para Petrolina 

Após ser diplomado prefeito de Petrolina, Miguel Coelho cumpriu sua primeira agenda oficial num encontro com o governador Paulo Câmara, na noite desta segunda-feira (19). A reunião foi acompanhada pelo senador Fernando Bezerra e ocorreu no Palácio do Campo das Princesas. Entre os principais pontos da conversa, a ampliação dos investimentos do Governo para educação, saneamento, saúde e cultura na capital do São Francisco. 

O governador Paulo Câmara se comprometeu a iniciar a implantação de cinco escolas em tempo integral em Petrolina a partir de 2017. Ainda no campo da educação, Miguel discutiu um projeto para a construção de uma escola técnica estadual. "O governador será um grande parceiro de Petrolina. Estamos unindo forças para garantir que os investimentos cheguem na educação e demais setores. É assim que pretendemos governar, fazendo parcerias e buscando recursos que possam fazer nossa cidade voltar a ser um espelho de desenvolvimento", destacou Miguel após o encontro. ..

Em reunião na Câmara, Sindsemp pauta demandas dos servidores

Na luta por mais direitos para os trabalhadores, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) esteve, nesta terça-feira, 29, em reunião com o Legislativo da cidade. Na pauta, as demandas da categoria para inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA). A diretoria da entidade dói recebida pelo Presidente da Casa Plínio Amorim, Osório Siqueira (PSB). A reunião foi conduzida pela vereadora Cristina Costa (PT) e contou com a participação dos parlamentares Ronaldo Cancão (PTB), Zenildo do Alto do Cocar (PSB), Elias Jardim (PHS), Maria Elena (PSB) e Pérsio Antunes (PV).

No encontro, o presidente do Sindsemp, Walber Lins, comentou os pontos da pauta e esclareceu algumas duvidas dos parlamentares. “Esse momento de diálogo e construção é muito importante, é a nossa marca, pois reforça nossa luta em favor de boas perspectivas para servidor. Essa reunião é para garantir todos os avanços que tivemos na Lei de Diretrizes orçamentárias (LDO) na previsibilidade de orçamento para nossos pleitos como o reajuste, gratificações e vale-alimentação e transporte e concurso. Tivemos boa aceitação dos membros da Casa às demandas dos servidores e, creio que conseguiremos avançar ainda mais”.

A vereadora Cristina Costa avaliou de forma elogiou a postura do Sindsemp em buscar o sentimento com o Legislativo. “Muito Importante o debate. Recebemos as demandas que já foram inclusas na LDO e que, com certeza, já amarramos no orçamento”. O vereador Ronaldo Cancão também ressaltou a postura do diálogo do Sindsemp com o poder Legislativo. “Não vejo nenhum empecilho em coloca emendas no orçamento para atender as demandas do sindicato. Precisamos sentar com o controle interno da Câmara para estudar a melhor maneira para tal, pois precisamos ter responsabilidade com o orçamento previsível para 2017”, pontuou.

O vice-presidente da associação dos secretários escolares, Gilmar Pereira, presente na reunião, avaliou de forma positiva o encontro, mas aproveitou a oportunidade para reforçar os pleitos de sua categoria. “Esse espaço aberto com Câmara promovido pelo Sindsemp é muito positivo, pois trabalhando para melhorar as condições do servidor, estamos, também, trabalhando por um serviço público mais eficiente. (...) Em especial para nós, secretários escolares, um cargo novo, sem muitos direitos são necessários que o diálogo ocorra para que possamos melhorar nossas condições de trabalho e criar boas perspectiva. Esse diálogo é o primeiro passo, mas não pode ser o último”, comentou.

Pontos de pauta

Na lista de reivindicações:  a revisão anual geral (reposição inflacionária) + 2% de Meta financeira do país; garantia do reajuste do piso nacional; reposição de perdas; implantação dos PCCVs; concurso público; lei da incorporação das gratificações; formação permanente; programa habitacional; melhoria nas condições de trabalho; vale-alimentação; vale-cultura; gratificação de metas para ACE; gratificação de PSF aos ASBs; gratificações dos secretários escolares;  cumprimento do termo de compromisso assinado no debate; regulamentação das áreas territoriais do IGEPREV e da sede do Sindsemp; vale – transporte; carteira de identificação dos servidores e contracheque online. ..

PETROLINA: Prefeito busca solução para o Park São Gonçalo em reunião com superintendente da CEF

Na tentativa de solucionar o impasse sobre a entrega dos imóveis do Residencial Park São Gonçalo, empreendimento do Minha Casa Minha Vida, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, se reuniu nesta terça-feira (18) com a superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF) Simone Benevides Nunes.

O gestor municipal tem se articulado para que as mil famílias beneficiadas com casas do Residencial possam ter direito a receber os imóveis. Todos os contemplados passaram pelas etapas que envolvem o processo de recebimento das casas como sorteio, avaliação cadastral, assinatura de contrato e vistorias dos imóveis...

"Brasil começa a entrar nos trilhos", diz Temer em reunião de cúpula do Brics

O presidente Michel Temer disse hoje (16), em Goa, na Índia, que o Brasil “começa a entrar nos trilhos”. Em discurso para chefes de Estado e de Governo do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o presidente ressaltou que as previsões para a economia brasileira em 2017 melhoraram e que o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima o fim da recessão e a volta do crescimento econômico no próximo ano.“Já é possível verificar positiva reversão de expectativas, com decidida elevação nos níveis de confiança dos agentes econômicos”, disse Temer.

Temer começou o discurso dizendo que o mundo ainda se recupera da crise financeira global. “Já diante do primeiro impacto da crise, o Brics afirmou-se como esteio da reforma da governança financeira internacional. Consolidaram-se como fonte de dinamismo e como atores essenciais para a retomada da atividade econômica”, declarou. Temer ainda ressaltou que é preciso resistir à tentação do protecionismo entre os países: “Há muito que podemos fazer para garantir mais comércio, mais crescimento e mais prosperidade.”

O presidente citou a responsabilidade fiscal foi citada pelo presidente como um dever maior e tarefa urgente do governo para conter a crise: “É dever maior porque, sem ela, põem-se em risco os avanços sociais do Brasil. É tarefa urgente porque o desarranjo das contas públicas é a causa-mor da crise que enfrentamos.”..

Em reunião com comerciantes, Anisio Viana apresenta proposta para o desenvolvimento econômico de Casa Nova

Atendendo a um convite da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Casa Nova (ACIACN) o candidato a prefeito Anisio Viana (PSDB) participou de uma roda de debates com comerciantes para apresentar propostas que contemplem as demandas dos empresários locais. A reunião aconteceu na sede da Associação terça-feira, 27. “Vamos ser parceiro dos comerciantes locais, pois entendemos que desenvolver o comércio local é fundamental para o andamento da cidade. Uma das nossas ações será valorizar os empresários, priorizando os fornecedores locais nas demandas da prefeitura como clausula de licitação”, comentou Anisio Viana.

Anisio Viana também apresentou como proposta o ‘CASA NOVA CRED’. Todo servidor público municipal terá um cartão de crédito com limite pré-definido para comprar só no comércio local. “Para o comerciante poder aceitar o cartão, terá que ser associado a ACIACN. Com essa proposta queremos que o dinheiro circule aqui em nossa cidade”, explicou. Além das propostas diretamente voltadas para o setor empresarial, Anisio pontuou as propostas relativas a educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente e juventude. “Uma cidade bem planejada e administrada, onde a população tem seus direitos respeitados é bom para todo mundo, inclusive para o comercio”, comentou...

Câmara Técnica da Revitalização tem reunião na próxima segunda

A Câmara Técnica (CT) do Programa da Revitalização do Rio São Francisco, que está sendo planejado pelo governo federal, terá nova reunião na próxima segunda-feira (26.09), no Ministério da Integração Nacional, em Brasília (DF). O vice-presidente e o secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira e Lessandro Gabriel, respectivamente, participarão da reunião, já que o colegiado tem assento, tanto na CT quanto no Comitê Gestor da Revitalização.

Até a primeira reunião do Comitê Gestor, marcada para novembro, os subgrupos de trabalho têm se reunido quase que semanalmente. Como a Câmara Técnica atua como secretaria, cabe a ela planejar todas as ações e definir as linhas de atuação do programa. A expectativa é de que os governos dos estados inseridos na bacia do São Francisco participem da reunião através de seus representantes para conhecer os eixos de ação que serão desenvolvidos na revitalização...

Políticos baianos defendem Lula em reunião de diretório nacional do PT em São Paulo

A reunião do diretório nacional do PT em São Paulo, nesta quinta-feira (15), foi marcada pela defesa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Neste encontro, além do pronunciamento e nota oficial divulgada pela sigla, políticos baianos se encontraram e traçaram estratégias para as próximas atividades de resistência ao golpe parlamentar. O ex-ministro Jaques Wagner, o deputado federal Valmir Assunção, o ex-presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, e o assessor especial do governador Rui Costa, Ivan Alex, se reuniram para reforçar a defesa de Lula nos estados.

Em nota divulgada nesta quinta, o diretório conclamou os brasileiros a resistirem às manobras feitas pelo Ministério Público Federal (MPF) na última quarta. O PT repudiou a ação do MPF, que não apresentou provas "e politicamente orientado, desrespeita direitos e garantias constitucionais, conspira contra a ordem democrática, estando a exigir providências legais contra sua parcialidade"...

Em reunião de planejamento, Medeiros recebe Charles Leão e Suzana

Neste ultimo final semana, o vereador Zé Carlos Medeiros (PSDB), pré-candidato a reeleição para Casa Legislativa na coligação “Juazeiro de Coração”, esteve em reunião de planejamento com sua equipe. “A legislação já vai permitir nesta semana a propaganda eleitoral para as eleições majoritárias e proporcionais deste ano e estamos nos organizando para, mais uma vez, apresentar à sociedade nossa história e trabalho”, comentou o parlamentar.

A reunião contou com a participação de vários amigos, assessores e lideranças comunitárias, além da presença do pré-candidato a prefeito, Charles Leão, e da sua colega de parlamento e de partido, Suzana Ramos, pré-candidata a vice- prefeita. “Estamos juntos, nos organizando para seguir com muita força e coragem nesse momento muito importante para nossa terra onde teremos a oportunidade de tirar de vez esse governo e implantar uma gestão que cuide das pessoas e da nossa cidade. (...) Venho dizendo que para acabar com a corrupção, só um delegado”, pontua Medeiros...

Unidades geridas pelo IMIP em Petrolina apresentam seus perfis em reunião da Rede PEBA

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina e o Hospital Dom Malan, geridos pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (UPAE/HDM/IMIP), apresentaram seus perfis de atendimento na tarde de ontem (28), durante reunião da comissão da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco que está discutindo o serviço de urgência e emergência oferecido na região.

O encontro com as entidades de saúde aconteceu no auditório da VIII Gerência Regional de Saúde e também contou com a participação do HU-Univasf, Hospital Materno Infantil de Juazeiro, SOTE, SAMU de Petrolina, Comissão de Co-gestão da Região Interestadual de Saúde (CRIE), Hospital Regional Fernando Bezerra (do município de Ouricuri) e Hospital Inácio de Sá (do município de Salgueiro)...

Reitoria recebe representantes do MEC em reunião e agenda visita do ministro Mendonça Filho à Univasf

Assessores do ministro da Educação Mendonça Filho estiveram na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na última sexta-feira (22), para reunião com a Reitoria. O chefe de Gabinete Raphael Callou e a assessora Marina de Alencar vieram a Petrolina (PE) para discutir a viabilidade de execução de projetos prioritários para a Univasf. Entre as demandas, destacam-se obras que estão paralisadas em virtude das restrições orçamentárias, pauta que motivou audiência do reitor Julianeli Tolentino e do vice-reitor Telio Leite com o ministro Mendonça Filho, no último dia 6 de julho, em Brasília. Um novo encontro com o ministro está programado para o próximo mês de agosto, desta vez em Petrolina. A data ainda será informada pelo MEC.

Durante a reunião com os assessores do ministro, a Reitoria detalhou os projetos, em apresentação elaborada pela Assessoria de Infraestrutura da Univasf, e planilhas com a projeção do aporte financeiro necessário para sua execução, citados no documento entregue a Mendonça Filho. Os investimentos solicitados ao MEC objetivam a finalização das obras da Policlínica e do auditório do Campus Sede; complementação do Hospital Veterinário com a edificação da unidade para Grandes Animais, no Câmpus de Ciências Agrárias; construção do prédio administrativo e de salas de aula do Câmpus de Paulo Afonso, na Bahia, que funciona em instalações provisórias cedidas pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Outras demandas incluem conclusão da nova sede do Espaço de Arte Ciência e Cultura (EACC), localizado na orla de Petrolina, além de recursos para aquisição de equipamentos acadêmicos, administrativos e de infraestrutura para os campi.

De acordo com Raphael Callou, a proposta do MEC é ampliar o acesso dos jovens à educação superior, indicativo de uma agenda de expansão para as universidades federais que vem sendo anunciada pelo Ministério. Confira, abaixo, entrevista realizada com Raphael Callou, representante do MEC na reunião com a Reitoria.


Como o MEC pretende conciliar uma agenda de expansão para as universidades e a demanda dos reitores no sentido de recomposição do orçamento? 

Raphael Callou - A gente tem um quadro, no Brasil, onde há uma diferença muito grande entre os demais países da América Latina, da proporção de jovens em idade universitária que estão fora da universidade. Temos um gargalo aí a dar conta e é significativo, ou seja, um universo de estudantes em idade universitária que está fora da universidade, então um primeiro desafio é dar espaços para que essas pessoas tenham acesso à universidade, esse é um compromisso importante que está no Plano Nacional de Educação e que a gente está disposto a trabalhar para cumprir; um outro ponto é também dar conta do passivo. São dois desafios simultâneos que temos que tocar com muito cuidado para que consigamos compatibilizar a necessidade que está hoje presente, a partir dos projetos que foram iniciados em outros momentos, e para isso o MEC deverá fazer uma liberação robusta de recursos, para sanar o que está em execução, mas sem também perder de vista o nosso objetivo principal que é trazer oportunidades e mais vagas nas universidades públicas do país para quem mais precisa. 

A recomposição do orçamento sobre os recursos de custeio, como foi colocado nesta reunião, poderá ser integralizada, atingindo 100%, e qual a perspectiva sobre a demanda de recomposição dos recursos de capital? 

Raphael Callou - O ideal seria que tivéssemos condições de dar conta e viabilizar a execução de todos os projetos mas, naturalmente, numa época de crise e de contingenciamento orçamentário todas as áreas são impactadas e infelizmente a educação e a saúde também têm os seus impactos que são menos significativos que em outras áreas que não têm garantia constitucional de recursos, mas ainda assim têm algumas dificuldades. É natural que em momentos de crise essas circunstâncias aconteçam, contudo, há uma determinação do presidente e também do ministro (Mendonça Filho) para de maneira muito cuidadosa priorizar aquelas obras e iniciativas que tenham relevância forte para a comunidade como aqui, por exemplo, a Policlínica que já está na fase final de execução. Obras como a Policlínica, como o Espaço de Arte, Educação e Cultura que também é importante e que tem uma interseção e uma interação entre a universidade e a sociedade. 

Qual a programação para essas agendas? 

Raphael Callou – Desde maio houve um descontingenciamento da ordem de R$ 5 bilhões, aproximadamente, para a educação, que tem um impacto direto na educação superior. Há também do ponto de vista de programação para o orçamento do ano que vem um foco especial na saúde e na educação para que a gente não sofra dificuldades. Há uma situação muito melhor nesses últimos três meses do que a média de janeiro a maio deste ano. Neste período, a gestão tinha como média de repasse para as instituições e universidades do País, algo em torno de R$ 500 milhões, hoje atingimos uma média de R$ 1 milhão por mês, um salto significativo. É natural que as dificuldades ainda tragam alguns problemas pontuais de obras que ainda precisam ser aceleradas para que não tenhamos obras paralisadas no País, em volume superior ao que encontramos em maio, mas é também importante salientar que o esforço está sendo muito forte para que consigamos sanar as dificuldades. O resultado, pragmaticamente, é visível a partir da apreciação do volume de recursos repassados que já dobrou nesse período que estamos na gestão administrativa da educação. ..

Equipe da UPAE/IMIP de Petrolina participa da apresentação dos serviços de saúde de Juazeiro em reunião da Rede PEBA

Dando continuidade às discussões da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA) sobre os serviços de urgência e emergência, foi realizada quarta-feira (13) mais uma reunião. Desta vez, o município de Juazeiro apresentou a sua Rede Básica de Saúde, que possui cobertura de 99%. A iniciativa surgiu no mês de junho com a realização do primeiro fórum de discussão e, desde então, as instituições de saúde da atenção básica, pré-hospitalar e hospitalar têm se reunido para apresentar seus perfis, buscando a ratificação dos fluxos e acessos. As ações têm sido coordenadas pela regulação da IV Macrorregional de Saúde de Pernambuco.

Da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) estiveram presentes a coordenadora geral, Magnilde Alves, e a coordenadora de enfermagem, Grazziela Franklin. “O grupo de debate tem como objetivo discutir e conhecer  a rede de saúde da região, buscando atender de forma qualificada e resolutiva. Por isso é tão importante participar”, esclarece Magnilde...

secretário Plínio Amorim decepciona integrantes do SINTRAB em reunião

Membros do Sindicato dos Trabalhadores no Setor de Saúde (SINTRAB) estiveram reunidos com o secretário de Saúde de Juazeiro, Plínio Amorim, nesta semana. De acordo com o sindicalista Ronivaldo Ferreira, em entrevista ao programa Geraldo José desta quarta-feira (13), o secretário não recebeu com agrado os integrantes do sindicato que se dirigiram para tratar sobre melhorias para os servidores municipais.

“Nós não tivemos uma boa recepção na reunião. A nossa ida ao gabinete foi para tratar das reivindicações coletivas dos trabalhadores quanto ao Programa de Melhoria da Qualidade de Atendimento da Atenção Básica, da insalubridade que foi cortada dos servidores que estão de licença, da rescisão dos contratados que foram demitidos e sobre a questão dos servidores públicos contratados que recebem abaixo do mínimo nacional”, disse...

Em reunião da FPA, Deputado Guilherme Coelho fala sobre Pontal com Presidente Temer

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) recebeu nesta terça-feira (12) a visita do Presidente Michel Temer na sua tradicional reunião-almoço. Na ocasião, os parlamentares aproveitaram para apresentar ao presidente as principais reivindicações do setor. Entre elas, as que mais se destacam dizem respeito às questões relativas à regularização fundiária e à segurança jurídica.

Na ocasião, o Deputado Guilherme Coelho (PSDB/PE), que faz parte da FPA, teve a iniciativa de apresentar ao Presidente da República a situação dos Projetos Públicos de Irrigação, em especial o caso do Projeto Pontal...

Em reunião com ministro da Integração Nacional, Gonzaga Patriota defende renegociação das dívidas dos produtores rurais

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) se reuniu com o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho (PMDB) para tratar sobre a renegociação das dívidas dos produtores rurais e defendeu a prorrogação do parcelamento de débitos vencidos de K1(taxa referente ao uso da água) para todos os irrigantes. "Os projetos de irrigação estão falindo, estamos enfrentando uma das maiores secas dos últimos 50 anos e a cada ano os reservatórios de água diminuem. Precisamos dar algum incentivo aos produtores da região do Nordeste, eles não podem ter o nome inscrito em dívida ativa ou correr o risco de perder as suas terras, pois isso causaria grandes problemas para essa região", ressaltou.

Sobre o K1, Gonzaga Patriota solicitou ao ministro a prorrogação do parcelamento de débitos vencidos e, segundo o parlamentar, foi publicado, nesta quarta-feira (01), no Diário Oficial a portaria 157 prorrogando até o dia 31 de dezembro o prazo para pagamento do referido débito. "Sabemos que é uma coisa que tem que se pagar, mas muita gente estava inadimplente e ontem o prazo terminou. Solicitei a prorrogação do prazo para a renegociação de dívidas de produtores da tarifa D'água K1, e ele [ Helder Barbalho] me prometeu que seria publicado hoje (01), e foi publicado, a portaria 157 no Diário Oficial que trata sobre a Lei da irrigação 12/787 e com isso prorrogou até o mês de dezembro deste ano os valores do K1, dando uma oportunidade de renegociação", disse..

Sindsemp tem reunião com Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos de Pernambuco

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) esteve reunido com a Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos de Pernambuco (Fesiaspe), nesta quarta-feira, 20, em Recife. Representando a entidade petrolinense, o diretor de políticas sindicais, Edson Santos.

Para Edson, que foi recebido pelo presidente da entidade, Amaro de Mello Vasconcelos, a reunião foi bastante proveitosa, pois foram debatidos pontos importantes entre a relação das duas entidades, a exemplo da devolução da base do Sindsaúde para o Sindsemp. Segundo Edson, esse assunto será tratado na reunião da Federação no próximo dia 27 de abril, tendo a Fesiaspe assumido o compromisso de enviar a ata com as definições do encontro para o Sindsemp.

Ao final do encontro, Edson teve uma reunião com o setor jurídico da Fesiaspe tratando da localização do processo movido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) sobre o aumento do Fundef. De acordo com dirigente do Sindsemp, o setor está imbuído nessa demanda que deve gerar mais recursos para os profissionais de Educação de Petrolina. ..

Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) lança programa “Um Norte Para Todos, em reunião de comandantes

O Coronel PM Alfredo Nascimento, Comandante do CPRN, lançou nesta sexta-feira (08), num hotel de Juazeiro, em reunião de Comandantes de toda a Região Norte, o programa de comando “Um Norte Para Todos”. Este programa é uma proposta de gestão estratégica de comando que agrega a participação de todos os instrumentos de Segurança Pública da região, por meio da interação destes.

Durante o evento também foi discutida a produtividade das unidades da Polícia Militar da Região Norte, com a participação dos gestores da PM e Polícia Civil.Novas propostas de projetos e ações decorreram dessa iniciativa que vislumbra UM NORTE cada vez mais seguro, integrado e participativo PARA TODOS...

PC do B de Curaçá reafirma em reunião pré-candidatura a prefeito do município

Em reunião realizada com os filiados, o diretório do partido e simpatizantes do PC do B de Curaçá confirmaram o nome de Anselmo Vital Matos como pré-candidato a prefeito do município para as eleições deste ano. Anselmo é engenheiro agrônomo e administrador de empresas e filiado ao partido há 30 anos. Desde muito jovem militou no movimento estudantil e sindical, foi presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Agronomia e vice-presidente da Faculdade de Administração de Empresas. Ocupou cargos relevantes na administração pública, onde foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Administração e Finanças, Consultor do PNUD/FAO/MDA. Anselmo também foi vereador em Curaçá e candidato a Deputado Estadual pelo PC do B.

Sua formação acadêmica e sua experiência acumulada ao longo da vida deixa o partido orgulhoso em apresentar sua candidatura para apreciação dos curaçaenses. Anselmo Vital dispõe de confiança e respeito do partido regional e estadual. "Quero agradecer a confiança do partido e a oportunidade desse novo desafio, vou percorrer todos os caminhos, realizar reuniões com as associações, cooperativas, entidades de classe, comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas, assentados, fundo de pasto, vaqueiros, pescadores, comerciantes, estudantes, vou conversar com todas as lideranças políticas e comunitárias, o ex Prefeito Salvador Lopes, liderança forte nesse processo, os vereadores, Luiz Péricles e os partidos de oposição. Vou tentar conquistar os corações de todos os jovens, crianças, idosos, homens e mulheres. Fortalecido pelos longos e consecutivos anos de experiência que acumulei percorrendo essa imensa Bahia e o Brasil, sempre na defesa firma dos mais oprimidos e sem oportunidades quero construir um projeto coletivo com todas as forças do município e da região, com o apoio de Isaac Carvalho, do Deputado Federal Daniel Almeida e o Deputado Estadual Zó, como também, os Deputados dos partidos aliados." afirmou o pré-candidato Anselmo Vital...

Simpósio científico é destaque em reunião entre Comitê e Univasf

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco oficializouna última quarta-feira (24.02), em Brasília, o desejo de ter a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) como  instituição sede das atividades previstas para o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), a ser realizado de 6 a 10 de junho, em Petrolina (PE). Na ocasião, um termo de cooperação técnico foi firmado entre o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, o coordenador da Câmara Consultiva Regional Baixo São Francisco, Melchior Nascimento, e o reitor da universidade, Julianeli Tolentino.

O evento tem a intenção de reunir pesquisadores e estudos técnico–científicos relacionados à bacia do São Francisco, especialmente em áreas críticas como a governança, a dimensão social, a qualidade e quantidade da água, além da degradação de áreas ambientais. "Ao final, queremos construir o estado da arte do conhecimento em um documento que servirá como norteador das futuras ações do Comitê, assim como ser um embrião para a busca de novos pesquisadores e seus estudos", explicou Renato Garcia Rodrigues, coordenador geral da comissão organizadora do Simpósio...

Comitiva pede ampliação da barragem de Ponto Novo em reunião

Uma comitiva liderada pelo secretário de Agricultura de Ponto Novo, Zenóbio José da Silva, foram recebidos em audiência pelo secretário de Relações Institucionais do Estado (Serin), Josias Gomes, para apresentar reivindicações para município. Entre os pedidos, está a ampliação da capacidade da Barragem de Ponto Novo, que atende o distrito de irrigação da cidade, onde atuam 145 agricultores familiares, além de pequenas e médias empresas. Com a obra, a capacidade de armazenamento de água da barragem pode ser aumentada em 30%, garantindo irrigação para os produtores de banana e o abastecimento dos municípios de Caldeirão Grande, Filadélfia, Senhor do Bonfim, Andorinhas, Itiúba, e Jaguarari.

O secretário de Agricultura também ressaltou o pedido para estender o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) para a zona rural, alcançando cerca de 2,5 mil pessoas em 11 comunidades. "Solicitei, ainda, a construção de 120 sanitários domiciliares para 3 assentamentos comunitários: Várzea do Morro, Varginha, Várzea do Poço, no Distrito de Barracas – onde também reivindicamos a implantação de um colégio estadual", informou Zenóbio Silva...

Seminários indígena e quilombola serão definidos em reunião

A Câmara Técnica de Comunidades Tradicionais (CTCT), uma das mais novas câmaras criadas na estrutura do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, tem uma pauta importante para discutir. Na próxima segunda-feira (15 de fevereiro), das 9h às 18h, na sede do colegiado, em Maceió (AL), os membros da CTCT se reúnem para definir a programação, data e logística dos seminários quilombola e indígena.

Os eventos marcam o caráter plural e representativo da atuação do CBHSF. O secretário do Comitê, Maciel Oliveira, destaca que os dois seminários são importantes, pois terão na programação debates de temas de profundo interesse dos povos. O II Seminário Quilombola deve acontecer no município de União dos Palmares (AL), pela representatividade do local. O município abriga a Serra da Barriga e é conhecido por ter sediado aquele que foi considerado o maior quilombo do período colonial do Brasil, o Quilombo dos Palmares. A data e a programação serão definidas na reunião da próxima segunda...